• Home
  • /Blog /Uso correto dos elásticos inter-maxilares!!!

Uso correto dos elásticos inter-maxilares!!!

Como devo cuidar do meu aparelho móvel?

Hoje em dia, 90% dos pacientes precisam usar elásticos inter-maxilares em algum momento do seu tratamento ortodôntico. Esses elásticos são utilizados para acelerar os resultados do tratamento. Eles servem para melhorar o encaixe dos dentes nos três planos do espaço e são usados em diversas posições, sempre unindo a arcada superior à inferior, por isso são chamados de elásticos inter-maxilares. Resultados fantásticos podem ser alcançados com o uso correto de elásticos, principalmente em conjunto com os novos aparelhos autoligados. Novos materiais são utilizados hoje em dia, deixando os elásticos mais estéticos, confortáveis e estáveis.

Porém o uso correto dos elásticos depende da colaboração e persistência do paciente, que precisa seguir as orientações do profissional de forma rígida. Em geral, os elásticos podem e devem ser utilizados por todo o tempo, com exceção das refeições e escovação dos dentes. Infelizmente, algumas pessoas têm dificuldade de organização pessoal e não conseguem estabelecer uma rotina que favoreça o uso dos elásticos no seu dia a dia. Já a maioria das pessoas se adaptam tão bem à técnica que em alguns meses já estão com os dentes em posição. Aqui vão algumas dicas para auxiliar na utilização correta dos elásticos:

• Leve os elásticos para onde você for, caso seja necessário substituí-los por motivo de quebra ou perda. Lembre-se sempre de trocá-los a cada dois dias pois eles vão perdendo a força. Siga sempre a orientação do profissional em relação ao tempo de uso e troca.

• Peça ao seu ortodontista um pequeno dispositivo plástico, específico para auxiliar na colocação dos elásticos na posição correta.

• Mantenha sempre a direção e a inclinação dos elásticos conforme a orientação do seu ortodontista. Use seu smartphone para fotografar a posição e direção correta dos elásticos no dia da sua consulta com seu ortodontista. Nunca mude os dentes de apoio!!!

• Caso os ganchos de apoio se quebrem por algum motivo (esses ganchos podem estar nos braquetes ou no arco ortodôntico) interrompa o uso e entre em contato com o seu ortodontista.

• Aproveite as horas de sono para ganhar mais tempo de uso. Dormimos cerca de 6 a 8 horas por dia!!!

• Sensibilidade nos dentes durante a mastigação, dores de cabeça e até alguma mobilidade dentária (sensação de “dente mole”) podem acontecer, mas não impedem o uso dos elásticos. Seja persistente e continue usando os elásticos, pois em geral esse desconforto desaparece em alguns dias. Em caso de dúvida entre em contato com seu ortodontista.

• Não há necessidade de excesso de força, como o uso de elásticos duplos, na tentativa de se apressar o processo. O que vale aqui é a frequência e duração e não a intensidade da força!!!

• Quando o seu ortodontista indica o uso dos elásticos, em geral é porque você já completou muitas fases do seu tratamento ortodôntico. Dessa forma, ao superar o desafio do uso correto dos elásticos você estará bem mais perto daquele sorriso perfeito tão sonhado!!!

• Finalmente, lembre-se que completar de forma correta todas as fases do seu tratamento, favorece a estabilidade dos resultados no futuro!!!