• Home
  • /midia /Aparelho Ortodôntico – Cuidados ao se procurar por tratamento

Aparelho Ortodôntico – Cuidados ao se procurar por tratamento

Dr. Mauricio Accorsi concede entrevista ao vivo para a TV Educativa no Paraná
Aparelho ortodôntico mal colocado pode levar à perda dos dentes

A Ortodontia pode ter um papel transformador na vida das pessoas, melhorando a qualidade de vida e o bem-estar daqueles que buscam por esse tipo de terapia. Para isso acontecer com segurança, conforto e previsibilidade, é fundamental que o processo de diagnóstico e decisão terapêutica seja realizado de forma criteriosa, para que os passos do tratamento produzam os resultados desejados.

Além disso, os procedimentos clínicos como a instalação do aparelho fixo, inserção de arcos e bandas metálicas, bem como de dispositivos auxiliares como expansores palatinos, arcos linguais e a remoção de aparelhos fixos, são todas atribuições do Cirurgião-dentista, não podendo em hipótese alguma serem realizados por qualquer outro profissional sob pena de risco à saúde bucal do paciente.

O crescente número de relatos de pacientes informando sobre o atendimento ortodôntico realizado por auxiliares e técnicos é algo que preocupa a Associação Paranaense de Ortodontia e Ortopedia Facial “Essa é uma prática que precisa ser combatida e a informação é, sem dúvida, uma das melhores formas para isso”, explica o presidente da APRO, Dr. Mauricio Accorsi.

Os técnicos e auxiliares em saúde bucal tem um papel muito importante no dia a dia do consultório, pois eles atuam em conjunto com o Cirurgião-dentista em vários procedimentos que são essenciais e dão todo o suporte para o trabalho do Cirurgião-dentista, mas o desvio de função se caracteriza por exercício ilegal da profissão, o que é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro.

Procure sempre um especialista em Ortodontia!!! Uma recomendação da APRO!!!

Matéria veiculada no portal RIC Mais